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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13021

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Título: O cotidiano da merenda escolar: análise da experiência em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Vitória de Santo Antão/PE
Autor(es): ALMEIDA, Samanta Siqueira de
Palavras-chave: Programa Nacional de Alimentação Escolar; Merenda Escolar; Representações Sociais; Escola
Data do documento: 5-Dez-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A merenda escolar atua como ferramenta importante no ambiente da escola, garantindo o aporte nutricional necessário durante o período letivo e podendo constituir-se como fonte de diversos conhecimentos e saberes a respeito do campo da alimentação humana. Sendo assim, a escola representa um espaço privilegiado à realização de atividades promotoras da consciência alimentar. A identificação do cotidiano da merenda escolar e dos sentidos e significados que os atores envolvidos no processo de alimentação escolar atribuem a seu respeito compõe medida importante para conhecer como a mesma tem sido concebida na rotina das escolas e para auxiliar no planejamento de ações que a qualifiquem. Dessa forma, o presente trabalho identificou o cotidiano da merenda escolar e os sentidos e significados conferidos a ela pelos atores envolvidos no processo. Para isso, foi desenvolvida uma Pesquisa Social de campo de cunho qualitativo no EREM José Joaquim da Silva Filho no município de Vitória de Santo Antão/PE. Foram realizadas observações participantes sistemáticas e entrevistas. Os dados da realidade obtidos a partir das observações foram minunciosamente registrados e refletidos criticamente As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Pode-se concluir que a merenda ocorre efetivamente na escola, entretanto, a mesma não satisfaz aos gostos dos atores e a qualidade dos alimentos não demonstra estar em consonância com o que o se preconiza o PNAE. O entendimento sobre um bem cultural-histórico imperioso, como é o campo da alimentação e nutrição, ainda é limitado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Humana e Meio Ambiente

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